segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Preconceito contra indígenas

O preconceito racial não atinge apenas os negros. Os indígenas também sofrem discriminação e violência. Há diversos relatos de assassinatos e atos de violência contra indíos, como por exemplo o caso do índio Pataxó José de Jesus da Silva, 37 anos, que foi assassinado em uma emboscada no dia 24 de outubro de 2010. Os índios foram os primeiros a sofrer com a colonização portuguesa, tendo que abrir mão de sua cultura, sofrer humilhações. Até hoje, são vistos como raça inferior.
Canções, charges, livros retratam um pouco, de maneira artística, o histórico de preconceito e exploração pelo qual passaram e passam os indígenas:


"Quem me dera

Ao menos uma vez

Ter de volta todo o ouro
Que entreguei a quem
Conseguiu me convencer
Que era prova de amizade
Se alguém levasse embora
Até o que eu não tinha (...)

Quem me dera

Ao menos uma vez

Como a mais bela tribo
Dos mais belos índios
Não ser atacado
Por ser inocente."

Índios - Legião Urbana


"Depois de exterminada a última nação indígena

E o espírito dos pássaros das fontes de água límpida

Mais avançado que a mais avançada das mais avançadas das tecnologias

Virá, impávido que nem Muhammed Ali, virá que eu vi
Apaixonadamente como Peri, virá que eu vi

Tranqüilo e infalível como Bruce Lee, virá que eu vi

O axé do afoxé, filhos de Ghandi, virá

Um índio preservado em pleno corpo físico

Em todo sólido, todo gás e todo líquido

Em átomos, palavras, alma, cor, em gesto e cheiro

Em sombra, em luz, em som magnífico"

Um índio - Caetano Veloso



Nenhum comentário:

Postar um comentário